sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Entre o pampa e o sertão: diálogos sobre regionalidade (Plano de Ensino)


Faculdade de Letras

Disciplina:
Código
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais – Entre o pampa e o sertão: diálogos sobre regionalidade
LET 276
Professor:
João Luis Pereira Ourique
jlourique@yahoo.com.br

Ano:
2014
Semestre:
Pré-Requisito:
Não se aplica


Carga horária teórica: 60 h
Carga horária prática:
Total: 60 h
Nº créditos: 04
Ementa: Refletir acerca dos espaços culturais a partir das produções regionais no contexto da literatura brasileira do século XX. As discussões e análises serão desenvolvidas com base nas leituras de narrativas curtas de João Simões Lopes Neto, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Sérgio Faraco, visando propor um debate sobre os processos de afastamento e aproximação literários com base na noção de regionalidade.

Conteúdo Programático (unidades e subunidades)

I) O conto e o contexto regional – historiografia literária
I.i) O ato de narrar a si mesmo
I.ii) A narrativa curta como afirmação de aspectos peculiares da região

II) Regionalismo e regionalidade
II.i) Os estereótipos culturais e as visões originais
II.ii) Símbolos limitadores das identidades
II.iii) Processos de identificação

III) “Cores locais” e as possibilidades interpretativas
III.i) O leitor entre duas realidades – aceitação e crítica
III.ii) Folclore, tradição e renovação

IV) Pampa e Sertão – para além das designações do espaço geográfico
IV.i) O pampa é o mundo e o mundo é o sertão
IV.ii) Convergências e distanciamentos das visões de mundo

Textos literários que serão trabalhados durante a disciplina:

FARACO, Sergio. Contos completos. 3. ed. Porto Alegre: L&PM, 2011.
LOPES NETO, João Simões. Lendas do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997.
_____. Casos do Romualdo. 9. ed. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997.
RAMOS, Graciliano. Alexandre e outros heróis. 35. ed. Rio de Janeiro: Record, 1994.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.


Bibliografia básica:

ARENDT, João Cláudio; NEUMANN, Gerson Roberto (Orgs.) Regionalismus – regionalismo: subsídios para um novo debate. Caxias do Sul: Educs, 2013.
BERND, Zilá. Literatura e identidade nacional. 2. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003. B869.09 B524l 2003 (LETRAS)
CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas: Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. B869.09 C217t 2002 (LETRAS)
GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. 5. ed. São Paulo: Ática, 1990. 808.8 P957 1990 V.2 (LETRAS)
INDURSKY, Freda. e CAMPOS, Maria do Carmo. Discurso, memória, identidade. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.
LEENHARDT, Jacques; PESAVENTO, Sandra. (orgs.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
MARQUES, Reinaldo; BITTENCOURT, Gilda Neves. (Orgs.). Limiares críticos. Ensaios sobre literatura comparada. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Cronograma:
  • 1º encontro: apresentação da disciplina, definição dos critérios de avaliação, complementação das indicações de leitura, abordagem dos principais conceitos e definição da metodologia de trabalho.
  • 2º encontro: leitura dos textos literários indicados e acréscimos de outras obras para as discussões ao longo do semestre – evidenciar a preocupação em aproximar os textos literários dos aspectos teóricos e evitar a imposição de conceitos no processo de entendimentoe compreensão das obras.
  • 3º encontro: levantamento dos principais problemas relativos às leituras (contextos, vocabulários, expressões, etc) e refletir sobre as possibilidades desses mesmos limitadores em articulação com as definições dos espaços geográficos.
  • 4º encontro: discussão dos capítulos do livro Regionalismus – regionalismo: subsídios para um novo debate; divisão em grupos e organização do debate (1º momento); procurar apontar exemplos e fazer relações com os textos literários (2º momento).
  • 5º encontro: continuidade do encontro anterior.
  • 6º encontro: continuidade do encontro anterior.
  • 7º encontro: discussão do texto de Antonio Candido: A literatura e a formação do homem. In: _____. Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas: Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. Prazo limite para as postagens do trabalho em grupo (primeira avaliação) no blog (26 de setembro).
  • 8º encontro: Segunda avaliação (03 de outubro).
  • 9º encontro: refletir sobre os conceitos presentes nos textos de Zilá Bernd (Literatura comparada e literaturas periféricas) e de Ilza Matias de Sousa (O imaginário da diferença) In: MARQUES, Reinaldo; BITTENCOURT, Gilda Neves. (Orgs.). Limiares críticos. Ensaios sobre literatura comparada. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
  • 10º encontro: abordar a relação entre história e literatura a partir das problematizações do texto de Jacques Leenhardt (A construção da identidade pessoal e social através da história e da literatura) In: LEENHARDT, Jacques; PESAVENTO, Sandra. (orgs.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
  • 11º encontro: discutir os conceitos de Hugo Achugar a partir do texto Weltliteratur ou cosmopolitismo, globalização, “literatura muldial” e outras metáforas problemáticas.(ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca. Escritos efêmeros sobre Arte, Cultura e Literatura. Trad. Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006); procurar fazer relações com os problemas de leitura presentes na produção cultural regional – perspectivas sobre região, cultura e regionalidade.
  • 12º encontro: aspectos formais dos textos literários – a teoria do conto/narrativa curta-breve: características e questões sobre os gêneros partindo do conto e abordando exemplos do romance, do drama e da lírica.
  • 13º encontro: Terceira avaliação (07 de novembro)
  • 14º encontro: Atividade de reescrita (14 de novembro)
  • 15º encontro: Encerramento da disciplina.

Avaliação:

3 avaliações ao longo do semestre:
Primeira avaliação: trabalho em grupo a partir da leitura do livro Regionalismus – Regionalismo. Será avaliada a discussão prevista nos encontros 4, 5 e 6, conforme o cronograma, culminando com uma postagem no blog www.panoramaliteraturabrasileira.blogspot.com.br de, no mínimo, uma página. A data limite para inserir no blog é 26 de setembro de 2014. Valor do trabalho: 20,0 (vinte pontos).
Segunda avaliação: a ser realizada no 8º encontro (dia 03 de outubro), consistindo na escolha de uma entre três propostas de análise de textos literários. Valor da avaliação: 40,0 (quarenta pontos).
Terceira avaliação: a ser realizada no 13º encontro (dia 07 de novembro), consistindo em uma prova dissertativa com consulta tendo como referencial os textos teóricos discutidos durante o semestre (exceto o livro Regionalismus – Regionalismo). Valor da avaliação: 40,0 (quarenta pontos).
Atividade de reescrita: no 14º encontro da disciplina (14 de novembro) será realizada uma atividade de reescrita visando atingir uma melhor média final com base nos comentários e críticas às versões anteriores dos trabalhos avaliativos. Esse encontro também poderá ser utilizado para os alunos que perderam a data prevista no cronograma para as avaliações.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sugestão.

O video abaixo é um documentário sobre a Semana de Arte Moderna de São Paulo. Vale a pena assistir, especialmente por conta da participação de semanistas. 

Boa Semana!


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sugestão de leitura

Prezados,

Aqui vai a indicação do link para que se faça download do texto sobre Simbolismo que comentei em aula.

Ao lado, Dança de Morte, de Kazuya Akimoto.

Boa semana!

Patrícia Peter dos Santos Zachia Alan.

Plano de Ensino.



  1. IDENTIFICAÇÃO:

1.1Unidade: : CLC – Centro de Letras e Comunicação – 478
1.2Departamento: Câmara de Ensino –- 485
1.3Disciplina: Panorama cultural da Literatura Brasileira II–Código: 1320428
1.4Natureza: obrigatória
1.5Pré-requisito: Panorama cultural da Literatura Brasileira I
1.6Carga horária total: 85 h/a (4h/s +1);  créditos: 5
1.7Horário:2as. feiras: 13h30; 15h10 e 4as. feiras: 15h10; 16h50
1.8Semestre:  2013/1
1.9Professor responsável: Patrícia Peter dos Santos Zachia Alan

  1. EMENTA:

A Literatura Brasileira do século XX (XXI): principais períodos, estilos e obras representativas.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Parnasianismo - Simbolismo

Cite uma obra parnasiana em que a premissa da "arte pela arte" se apresenta de maneira clara.
Cite uma obra simbolista na qual se evidencia uma busca do transcendente ao lado do sentimento trágico da existência.
Não esqueça de colocar as fontes consultadas e também realizar a devida pesquisa histórica para apresentar a obra no seu contexto de produção/publicação.

Realismo - Naturalismo

Considerando as análises e as discussões realizadas em aula, escolha uma passagem/fragmento de alguma obra literária para embasar as seguintes expressões:
- "A vida apenas, sem mistificação"
- "Crítica do homem, anatomia do caráter"

terça-feira, 29 de maio de 2012

Romantismo

Considerando a citação de Antonio Candido (Formação da literatura brasileira - momentos decisivos), comente a reflexão do crítico e historiador na primeira parte do capítulo XIII - O triunfo do romance. Elabore um texto a partir dos elementos evidenciados - em especial atenção aos aspectos psicológicos que dariam o caráter de maturidade para o romance -, apresentando uma obra do período romântico para sustentar sua leitura.

"(...) as sendas poéticas do indianismo e a humanidade sincera, mas superficial do regionalismo não eram elementos suficientes para a maturidade do nosso romance. Faltavam-lhe para isso aquelas 'pesquisas psicológicas', que segundo Lúcia Miguel Pereira constituem o brasão de Machado de Assis e Raul Pompéia. Elas consistem, principalmente, em recusar o valor aparente do comportamente e das ideias, em não aceitá-los segundo a norma que lhes traçam o costume, ou os seus desvios mais frequentes. Há na pesquisa psicológica uma certa malícia e uma certa dor, que levam o romancista a esquadrinhar a composição dos atos e pensamentos; a reconstituir as maneiras possíveis por que teriam variado, levando-os, muitas vezes, a consequências inaceitáveis para a visão normal. Esta experimentação com o personagem é que o torna tão vivo e próximo da nossa vida profunda, na qual vai rovocar o estremecimento de atos virtuais, de pensamentos sufocados, de toda uma fermentação obscura e vagamente pressentida. Na medida em que atua deste modo, o romance tem para nós uma função insubstituível, auxiiando-nos a vislumbrar em nós mesmos, e nos outros homens, certos abismos sob os quais a engenharia da vida de relação constrói suas pontes frágeis e questionáveis." (p. 529).

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880. 13. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2012.