quinta-feira, 31 de outubro de 2019

PROPOSTAS DE TRABALHOS

- Espaço destinado para disponibilização das propostas de trabalho [ensaios, artigos, etc] voltados para os estudos da literatura brasileira - ficção - da segunda metade do século XX até as primeiras décadas do século XXI.

Uma das perspectivas apresentadas como importantes para a leitura das obras decorre da reflexão de Raymond Williams de que A cultura é algo comum [1958] e de sua indicação de que "uma cultura tem dois aspectos: os significados e direções conhecidos, em que integrantes são treinados; e as novas observações e os significados que são apresentados e são testados. Esses são os processos ordinários das sociedades humanas e das mentes humanas, e observamos através deles a natureza de uma cultura: que é sempre tanto tradicional quanto criativa; que é tanto os mais ordinários significados comuns quanto os mais refinados significados individuais." (In: Recursos da esperança. São Paulo: Unesp, 2015, p. 05).

Ao partirmos dessa noção geral sobre cultura, procuramos pensar no processo de compreensão do texto literário em um diálogo com a nossa própria inserção nessa ideia de cultura e de história, refletindo com base nas vivências e experiências construídas no campo da ficção e considerando os problemas da formação social do Brasil.


8 comentários:

  1. Meu ensaio é uma comparação do conto A Fútil do livro Vaca e Outras Moças de Família de Renata Corrêa com o conto A Noite de Guy de Maupassant. O tema é o suicídio e o principal problema que desenvolvi foi como a solidão leva ao suicídio como fuga da realidade nos dois contos. Desenvolvi também como se percebe esse desejo de fugir da realidade ou da sua própria companhia nas obras, e porquê dessas duas hipóteses e como é abordado e narrado o suicídio nelas. Analisei também como é dada a solidão na obra e como os personagens enfrentam ela.

    -Kathelen Dutra Goes

    ResponderExcluir
  2. Prezados colegas,
    Venho  desenvolvendo meu ensaio baseado no Romance Cidade de Deus do Paulo Lins. O meu tema é identidade negra. Durante a leitura, a narrativa me leva questionar o que é negro ou preto? a partir dessa reflexão cheguei a essa outra pergunta que se tornou o meu principal objetivo no decorrer do trabalho "entender por que a identidade negra é representada e construída de forma estereotipada no romance?". Partindo dessa visão, ainda no trabalho, procurei mostrar essa estereotipação através da manifestação de quatro atitudes políticas presentes nas ações das personagens do romance. 
    Christopher Rive St Vil

    ResponderExcluir
  3. A proposta do meu trabalho é comparar o conto A Mensagem de Clarice Lispector, com o conto O Outro de Jorge Luis Borges, para tentar responder a seguinte pergunta: Por que os personagens mudam suas formas de se comunicarem depois de se conhecerem melhor e a si mesmos também? Respondido essa pergunta cheguei a outra pergunta: Por que esse encontro com o outro gera um conhecimento melhor de nós mesmos? Que seriam o problema do ensaio. E a perspectiva que desenvolverei será traçar um paralelo entre os dois contos. Com o tema sendo a relação entre os dois personagens.
    - Karen Dutra Goes

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, meu ensaio é uma análise da recepção crítica do romance Perto do coração selvagem de Clarice Lispector, com o objetivo de comparar a perspectiva crítica de Antônio cândido, Álvaro Lins e Benedito Nunes acerca do estilo literário inaugurado pela escritora.
    - Fátima Tauil Bernardo

    ResponderExcluir
  5. Meu ensaio se dedica a reflexão sobre a personagem indígena Domingas no romance Dois Irmãos do amazonense Milton Hatoum, buscando compreender como essa personagem é verossímil historicamente, e como essa personagem funciona dentro da história.
    Carolina Rehling Gonçalo

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amigos de turma, o meu ensaio consiste em uma abordagem da personagem Heitor do livro Olho Grego, de Paulo Sérgio Morais. é um livro que fora publicado em 2015 e a temática global dele é uma relação amorosa homo afetiva entre Heitor um ex seminarista e o jovem Fred, que enfrenta um grave problema nefrológico. Inicio a minha abordagem fazendo uma breve síntese da Homossexualidade desde a Grécia antiga até os dias atuais para daí então entrar na personagem escolhida e problematizá-la. enviesarei o meu trabalho para uma perspectiva analítica de como o histórico culturalismo implica diretamente na construção social do indivíduo Homossexual hoje.

    ResponderExcluir
  7. Olá colegas, meu trabalho tem como base a obra "As meninas", de Lygia Fagundes Telles, em que observo a personagem Lorena e sua posição em diferentes momentos, em que assim como as três personagens principais são uma representação da Lygia, Lorena em sua completude, pode representar duas ou mais faces, sendo uma personagem plural que não se apresenta diretamente e sim, vai se revelando aos poucos.

    ResponderExcluir