Faculdade
de Letras
Cronograma:
- 1º encontro: apresentação da disciplina, definição dos critérios de avaliação, complementação das indicações de leitura, abordagem dos principais conceitos e definição da metodologia de trabalho.
- 2º encontro: leitura dos textos literários indicados e acréscimos de outras obras para as discussões ao longo do semestre – evidenciar a preocupação em aproximar os textos literários dos aspectos teóricos e evitar a imposição de conceitos no processo de entendimentoe compreensão das obras.
- 3º encontro: levantamento dos principais problemas relativos às leituras (contextos, vocabulários, expressões, etc) e refletir sobre as possibilidades desses mesmos limitadores em articulação com as definições dos espaços geográficos.
- 4º encontro: discussão dos capítulos do livro Regionalismus – regionalismo: subsídios para um novo debate; divisão em grupos e organização do debate (1º momento); procurar apontar exemplos e fazer relações com os textos literários (2º momento).
- 5º encontro: continuidade do encontro anterior.
- 6º encontro: continuidade do encontro anterior.
- 7º encontro: discussão do texto de Antonio Candido: A literatura e a formação do homem. In: _____. Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas: Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. Prazo limite para as postagens do trabalho em grupo (primeira avaliação) no blog (26 de setembro).
- 8º encontro: Segunda avaliação (03 de outubro).
- 9º encontro: refletir sobre os conceitos presentes nos textos de Zilá Bernd (Literatura comparada e literaturas periféricas) e de Ilza Matias de Sousa (O imaginário da diferença) In: MARQUES, Reinaldo; BITTENCOURT, Gilda Neves. (Orgs.). Limiares críticos. Ensaios sobre literatura comparada. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
- 10º encontro: abordar a relação entre história e literatura a partir das problematizações do texto de Jacques Leenhardt (A construção da identidade pessoal e social através da história e da literatura) In: LEENHARDT, Jacques; PESAVENTO, Sandra. (orgs.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
- 11º encontro: discutir os conceitos de Hugo Achugar a partir do texto Weltliteratur ou cosmopolitismo, globalização, “literatura muldial” e outras metáforas problemáticas.(ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca. Escritos efêmeros sobre Arte, Cultura e Literatura. Trad. Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006); procurar fazer relações com os problemas de leitura presentes na produção cultural regional – perspectivas sobre região, cultura e regionalidade.
- 12º encontro: aspectos formais dos textos literários – a teoria do conto/narrativa curta-breve: características e questões sobre os gêneros partindo do conto e abordando exemplos do romance, do drama e da lírica.
- 13º encontro: Terceira avaliação (07 de novembro)
- 14º encontro: Atividade de reescrita (14 de novembro)
- 15º encontro: Encerramento da disciplina.
Avaliação:
3 avaliações ao
longo do semestre:
Primeira avaliação:
trabalho em grupo a partir da leitura do livro Regionalismus –
Regionalismo. Será avaliada a discussão prevista nos encontros
4, 5 e 6, conforme o cronograma, culminando com uma postagem no blog
www.panoramaliteraturabrasileira.blogspot.com.br
de, no mínimo, uma página. A data limite para inserir no blog é 26
de setembro de 2014. Valor do trabalho: 20,0 (vinte pontos).
Segunda avaliação:
a ser realizada no 8º encontro (dia 03 de outubro),
consistindo na escolha de uma entre três propostas de análise de
textos literários. Valor da avaliação: 40,0 (quarenta pontos).
Terceira avaliação:
a ser realizada no 13º encontro (dia 07 de novembro),
consistindo em uma prova dissertativa com consulta tendo como
referencial os textos teóricos discutidos durante o semestre (exceto
o livro Regionalismus – Regionalismo). Valor da avaliação: 40,0
(quarenta pontos).
Atividade de
reescrita: no 14º encontro da disciplina (14 de novembro)
será realizada uma atividade de reescrita visando atingir uma melhor
média final com base nos comentários e críticas às versões
anteriores dos trabalhos avaliativos. Esse encontro também poderá
ser utilizado para os alunos que perderam a data prevista no
cronograma para as avaliações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário