sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Entre o pampa e o sertão: diálogos sobre regionalidade (Plano de Ensino)


Faculdade de Letras

Disciplina:
Código
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais – Entre o pampa e o sertão: diálogos sobre regionalidade
LET 276
Professor:
João Luis Pereira Ourique
jlourique@yahoo.com.br

Ano:
2014
Semestre:
Pré-Requisito:
Não se aplica


Carga horária teórica: 60 h
Carga horária prática:
Total: 60 h
Nº créditos: 04
Ementa: Refletir acerca dos espaços culturais a partir das produções regionais no contexto da literatura brasileira do século XX. As discussões e análises serão desenvolvidas com base nas leituras de narrativas curtas de João Simões Lopes Neto, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Sérgio Faraco, visando propor um debate sobre os processos de afastamento e aproximação literários com base na noção de regionalidade.

Conteúdo Programático (unidades e subunidades)

I) O conto e o contexto regional – historiografia literária
I.i) O ato de narrar a si mesmo
I.ii) A narrativa curta como afirmação de aspectos peculiares da região

II) Regionalismo e regionalidade
II.i) Os estereótipos culturais e as visões originais
II.ii) Símbolos limitadores das identidades
II.iii) Processos de identificação

III) “Cores locais” e as possibilidades interpretativas
III.i) O leitor entre duas realidades – aceitação e crítica
III.ii) Folclore, tradição e renovação

IV) Pampa e Sertão – para além das designações do espaço geográfico
IV.i) O pampa é o mundo e o mundo é o sertão
IV.ii) Convergências e distanciamentos das visões de mundo

Textos literários que serão trabalhados durante a disciplina:

FARACO, Sergio. Contos completos. 3. ed. Porto Alegre: L&PM, 2011.
LOPES NETO, João Simões. Lendas do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997.
_____. Casos do Romualdo. 9. ed. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997.
RAMOS, Graciliano. Alexandre e outros heróis. 35. ed. Rio de Janeiro: Record, 1994.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.


Bibliografia básica:

ARENDT, João Cláudio; NEUMANN, Gerson Roberto (Orgs.) Regionalismus – regionalismo: subsídios para um novo debate. Caxias do Sul: Educs, 2013.
BERND, Zilá. Literatura e identidade nacional. 2. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003. B869.09 B524l 2003 (LETRAS)
CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas: Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. B869.09 C217t 2002 (LETRAS)
GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. 5. ed. São Paulo: Ática, 1990. 808.8 P957 1990 V.2 (LETRAS)
INDURSKY, Freda. e CAMPOS, Maria do Carmo. Discurso, memória, identidade. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.
LEENHARDT, Jacques; PESAVENTO, Sandra. (orgs.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
MARQUES, Reinaldo; BITTENCOURT, Gilda Neves. (Orgs.). Limiares críticos. Ensaios sobre literatura comparada. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Cronograma:
  • 1º encontro: apresentação da disciplina, definição dos critérios de avaliação, complementação das indicações de leitura, abordagem dos principais conceitos e definição da metodologia de trabalho.
  • 2º encontro: leitura dos textos literários indicados e acréscimos de outras obras para as discussões ao longo do semestre – evidenciar a preocupação em aproximar os textos literários dos aspectos teóricos e evitar a imposição de conceitos no processo de entendimentoe compreensão das obras.
  • 3º encontro: levantamento dos principais problemas relativos às leituras (contextos, vocabulários, expressões, etc) e refletir sobre as possibilidades desses mesmos limitadores em articulação com as definições dos espaços geográficos.
  • 4º encontro: discussão dos capítulos do livro Regionalismus – regionalismo: subsídios para um novo debate; divisão em grupos e organização do debate (1º momento); procurar apontar exemplos e fazer relações com os textos literários (2º momento).
  • 5º encontro: continuidade do encontro anterior.
  • 6º encontro: continuidade do encontro anterior.
  • 7º encontro: discussão do texto de Antonio Candido: A literatura e a formação do homem. In: _____. Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas: Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. Prazo limite para as postagens do trabalho em grupo (primeira avaliação) no blog (26 de setembro).
  • 8º encontro: Segunda avaliação (03 de outubro).
  • 9º encontro: refletir sobre os conceitos presentes nos textos de Zilá Bernd (Literatura comparada e literaturas periféricas) e de Ilza Matias de Sousa (O imaginário da diferença) In: MARQUES, Reinaldo; BITTENCOURT, Gilda Neves. (Orgs.). Limiares críticos. Ensaios sobre literatura comparada. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
  • 10º encontro: abordar a relação entre história e literatura a partir das problematizações do texto de Jacques Leenhardt (A construção da identidade pessoal e social através da história e da literatura) In: LEENHARDT, Jacques; PESAVENTO, Sandra. (orgs.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
  • 11º encontro: discutir os conceitos de Hugo Achugar a partir do texto Weltliteratur ou cosmopolitismo, globalização, “literatura muldial” e outras metáforas problemáticas.(ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca. Escritos efêmeros sobre Arte, Cultura e Literatura. Trad. Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006); procurar fazer relações com os problemas de leitura presentes na produção cultural regional – perspectivas sobre região, cultura e regionalidade.
  • 12º encontro: aspectos formais dos textos literários – a teoria do conto/narrativa curta-breve: características e questões sobre os gêneros partindo do conto e abordando exemplos do romance, do drama e da lírica.
  • 13º encontro: Terceira avaliação (07 de novembro)
  • 14º encontro: Atividade de reescrita (14 de novembro)
  • 15º encontro: Encerramento da disciplina.

Avaliação:

3 avaliações ao longo do semestre:
Primeira avaliação: trabalho em grupo a partir da leitura do livro Regionalismus – Regionalismo. Será avaliada a discussão prevista nos encontros 4, 5 e 6, conforme o cronograma, culminando com uma postagem no blog www.panoramaliteraturabrasileira.blogspot.com.br de, no mínimo, uma página. A data limite para inserir no blog é 26 de setembro de 2014. Valor do trabalho: 20,0 (vinte pontos).
Segunda avaliação: a ser realizada no 8º encontro (dia 03 de outubro), consistindo na escolha de uma entre três propostas de análise de textos literários. Valor da avaliação: 40,0 (quarenta pontos).
Terceira avaliação: a ser realizada no 13º encontro (dia 07 de novembro), consistindo em uma prova dissertativa com consulta tendo como referencial os textos teóricos discutidos durante o semestre (exceto o livro Regionalismus – Regionalismo). Valor da avaliação: 40,0 (quarenta pontos).
Atividade de reescrita: no 14º encontro da disciplina (14 de novembro) será realizada uma atividade de reescrita visando atingir uma melhor média final com base nos comentários e críticas às versões anteriores dos trabalhos avaliativos. Esse encontro também poderá ser utilizado para os alunos que perderam a data prevista no cronograma para as avaliações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário