segunda-feira, 19 de março de 2012

Plano de Ensino



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO

LICENCIATURA EM LETRAS



PLANO DE ENSINO



1. IDENTIFICAÇÃO

Professor: João Luis Pereira Ourique            Unidade: Centro de Letras e Comunicação

Código da Unidade: 478                                 Departamento: Câmara de Ensino

Código do Departamento: 485                                   

Disciplina: Panorama Cultural da Literatura Brasileira I        

Créditos: 04                                                     Carga horária: 85 h/a (4h presencial; 1h não presencial)

Semestre letivo: 1/2012                                   Horário: 19h – 22h20min (terça-feira)



2. EMENTA

A Literatura Brasileira: principais períodos, estilos e obras representativas até o século XIX.



3. OBJETIVOS

3.1 Geral: Propiciar ao aluno uma visão panorâmica da Literatura Brasileira, através de seus

períodos e obras mais representativos até o final do século XIX.

3.2 Específico: Propiciar ao aluno a leitura de textos representativos da literatura brasileira até o Realismo.



4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

4.1 A condição colonial;

4.2 Barroco;

4.3 Arcadismo;

4.4 Romantismo;

4.5 Realismo e Naturalismo;

4.6 Parnasianismo e Simbolismo.



5. METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas. Leitura de textos teóricos e literários. Debates e discussões. Seminários. Serão destinadas 17 horas (carga horária complementar) para as atividades de leitura, fichamento de textos e elaboração dos trabalhos.



6. AVALIAÇÃO

 A avaliação será realizada por meio das postagens no blog www.panoramaliteraturabrasileira.blogspot.com levando em consideração o mote indicado pela temática discutida. Os alunos deverão proceder a escrita de um texto coletivo. 50% da nota será atribuída às postagens (7 no total) e 50% da nota corresponderá à avaliação e discussão desse material em aula.



7. CRONOGRAMA

·  Semana 1: Apresentação da disciplina. Comentários iniciais sobre avaliação e procedimentos de trabalho. Elaboração do Plano de Ensino da disciplina.

Indicação de leitura para a próxima semana:

- BOSI, Alfredo. Por um historicismo renovado. In: _____. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

·  Semana 2: Discussão com base no texto de Alfredo Bosi. Aprovação do Plano de Ensino da disciplina. Definição do cronograma de trabalho (leituras, procedimentos de análise e interpretação, etc.).

·  Semana 3: Apresentação do blog para a turma e continuidade da discussão do texto de Alfredo Bosi que servirá de base para o primeiro texto coletivo. Esse texto terá o seguinte título geral: Literatura brasileira: história e historicismo.



·  Semana 4: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da versão final do trabalho. Divisão da turma em 7 grupos que, após sorteio, ficarão responsáveis pela versão final de cada tópico.



·  Semana 5: Entrega do texto referente a primeira postagem corrigido pelo grupo sorteado. Apresentação dos antecedentes da literatura brasileira. Início do trabalho referente à condição colonial.



· Semana 6: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da versão final desse tópico.



·  Semana 7: Entrega do texto referente a segunda postagem corrigido pelo grupo sorteado. Apresentação das principais características do barroco. Início do trabalho referente à produção brasileira do período barroco.



·  Semana 8: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da versão final desse tópico.



·  Semana 9: Entrega do texto referente a terceira postagem corrigido pelo grupo sorteado. Apresentação das principais características do arcadismo. Início do trabalho referente à produção brasileira do período; debate sobre a questão da nacionalidade e o processo de independência política.



·  Semana 10: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da versão final desse tópico.



·  Semana 11: Entrega do texto referente a quarta postagem corrigido pelo grupo sorteado. Apresentação das principais características do romantismo. Início do trabalho referente à produção brasileira do período; debate sobre os conceitos de sistema literário.



·  Semana 12: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da versão final desse tópico.



·  Semana 13: Entrega do texto referente a quinta postagem corrigido pelo grupo sorteado. Apresentação das principais características do realismo e naturalismo. Início do trabalho referente à produção brasileira do período; debate sobre a representação do real.



·  Semana 14: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da versão final desse tópico.



·  Semana 15: Entrega do texto referente a sexta postagem corrigido pelo grupo sorteado. Apresentação das principais características do parnasianismo e simbolismo. Início do trabalho referente à produção brasileira do período; debate sobre a questão da arte pela arte.



·  Semana 16: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da versão final desse tópico.



·  Semana 17: Entrega do texto referente a sexta postagem corrigido pelo grupo sorteado. Discussão sobre os trabalhos realizados, avaliações, encerramento da disciplina.





8. BIBLIOGRAFIA



8.1. Textos teóricos:

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1988.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Estudos de teoria e história literária. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1973.

CANDIDO, Antonio, CASTELO, José Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira: das origens ao Realismo. Rio de Janeiro: Bertrand, 2005.

MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides; breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977.

MIGUEL-PEREIRA, Lucia. História da Literatura Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1990.

RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. São Paulo: Edusp, 1995.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Literatura Brasileira. São Paulo: Bertrand Brasil, 1988.


Nenhum comentário:

Postar um comentário