MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
LICENCIATURA EM LETRAS
PLANO DE
ENSINO
1. IDENTIFICAÇÃO
Professor: João Luis Pereira Ourique Unidade:
Centro
de Letras e Comunicação
Código da Unidade: 478 Departamento: Câmara de Ensino
Código do Departamento: 485
Disciplina: Panorama Cultural da Literatura Brasileira I
Créditos: 04 Carga horária: 85
h/a (4h presencial; 1h não
presencial)
Semestre letivo: 1/2012 Horário: 19h
– 22h20min (terça-feira)
2. EMENTA
A Literatura
Brasileira: principais períodos, estilos e obras representativas até o século
XIX.
3. OBJETIVOS
3.1 Geral: Propiciar ao aluno uma visão panorâmica da Literatura
Brasileira, através de seus
períodos e obras mais representativos até o final do século XIX.
3.2 Específico: Propiciar ao aluno a leitura de textos representativos
da literatura brasileira até o Realismo.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
4.1 A condição colonial;
4.2 Barroco;
4.3 Arcadismo;
4.4 Romantismo;
4.5 Realismo e Naturalismo;
4.6 Parnasianismo e Simbolismo.
5. METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadas. Leitura de textos teóricos e
literários. Debates e discussões. Seminários. Serão destinadas 17 horas (carga
horária complementar) para as atividades de leitura, fichamento de textos e
elaboração dos trabalhos.
6.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada por
meio das postagens no blog www.panoramaliteraturabrasileira.blogspot.com
levando em consideração o mote indicado pela temática discutida. Os alunos
deverão proceder a escrita de um texto coletivo. 50% da nota será atribuída às
postagens (7 no total) e 50% da nota corresponderá à avaliação e discussão
desse material em aula.
7. CRONOGRAMA
·
Semana 1: Apresentação da disciplina. Comentários iniciais sobre avaliação e
procedimentos de trabalho. Elaboração do Plano de Ensino da disciplina.
Indicação de leitura para a próxima semana:
- BOSI,
Alfredo. Por um historicismo renovado. In: _____. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
·
Semana 2: Discussão com base no texto de Alfredo Bosi. Aprovação do Plano de
Ensino da disciplina. Definição do cronograma de trabalho (leituras,
procedimentos de análise e interpretação, etc.).
·
Semana 3: Apresentação do blog para a turma e continuidade da discussão do texto
de Alfredo Bosi que servirá de base para o primeiro texto coletivo. Esse texto
terá o seguinte título geral: Literatura brasileira: história e
historicismo.
·
Semana 4: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da
versão final do trabalho. Divisão da turma em 7 grupos que, após sorteio,
ficarão responsáveis pela versão final de cada tópico.
· Semana
5: Entrega do texto
referente a primeira postagem corrigido pelo grupo sorteado. Apresentação dos
antecedentes da literatura brasileira. Início do trabalho referente à condição
colonial.
·
Semana 6: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da
versão final desse tópico.
·
Semana 7: Entrega do texto referente a segunda postagem corrigido pelo grupo
sorteado. Apresentação das principais características do barroco. Início do
trabalho referente à produção brasileira do período barroco.
·
Semana 8: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da
versão final desse tópico.
·
Semana 9: Entrega do texto referente a terceira postagem corrigido pelo grupo
sorteado. Apresentação das principais características do arcadismo. Início do
trabalho referente à produção brasileira do período; debate sobre a questão da
nacionalidade e o processo de independência política.
· Semana
10: Discussão das postagens
dos alunos e ajustes visando a confecção da versão final desse tópico.
·
Semana 11: Entrega do texto referente a quarta postagem corrigido pelo grupo
sorteado. Apresentação das principais características do romantismo. Início do
trabalho referente à produção brasileira do período; debate sobre os conceitos
de sistema literário.
·
Semana 12: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da
versão final desse tópico.
·
Semana 13: Entrega do texto referente a quinta postagem corrigido pelo grupo
sorteado. Apresentação das principais características do realismo e naturalismo.
Início do trabalho referente à produção brasileira do período; debate sobre a
representação do real.
·
Semana 14: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da
versão final desse tópico.
·
Semana 15: Entrega do texto referente a sexta postagem corrigido pelo grupo
sorteado. Apresentação das principais características do parnasianismo e
simbolismo. Início do trabalho referente à produção brasileira do período;
debate sobre a questão da arte pela arte.
·
Semana 16: Discussão das postagens dos alunos e ajustes visando a confecção da
versão final desse tópico.
·
Semana 17: Entrega do texto referente a sexta postagem corrigido pelo grupo
sorteado. Discussão sobre os trabalhos realizados, avaliações, encerramento da
disciplina.
8. BIBLIOGRAFIA
8.1. Textos teóricos:
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira.
São Paulo: Cultrix, 1988.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo:
Companhia das Letras, 1992.
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo:
Companhia das Letras, 2002.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos
decisivos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Estudos de
teoria e história literária. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1973.
CANDIDO, Antonio, CASTELO, José
Aderaldo. Presença da Literatura
Brasileira: das origens ao Realismo. Rio de Janeiro: Bertrand, 2005.
MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides; breve história da
literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977.
MIGUEL-PEREIRA, Lucia. História da Literatura Brasileira. Belo
Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1990.
RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros
cronistas aos últimos românticos. São Paulo: Edusp, 1995.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Literatura Brasileira. São
Paulo: Bertrand Brasil, 1988.
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