domingo, 7 de setembro de 2014

CAPÍTULO 5 - Aspectos de gênero na literatura regional: o caso das poetas sarrenses

Denio Vaz
Edilson Rosa da Rocha
Valdir Neres Dias Júnior

Um comentário:

  1. Denio Vaz
    Edilson Rosa da Rocha
    Valdir Neres Dias Júnior

    O texto que será aqui comentado, da autora Katja Leonhardt, tem a intenção de apresentar um panorama da poesia feminina sarrense contemporânea e influência de fatores sociológicos na produção literária. Este estudo foi feito no estado de Sarre, Alemanha.
    O texto de um modo geral é muito bem construído e vem quase todo ele amparado em dados, o que contribui para fornecer respaldo para a autora em suas conclusões, sendo isto a meu ver algo muito perigoso, principalmente para conclusões gerais, mesmo que sejam dentro de um universo específico, entretanto se limitadas a especificidades locais, os resultados podem tornar-se mais passíveis de críticas. Como exemplo do que acabo de citar, julgo muito questionável estabelecer-se uma relação de dependência entre o sucesso literário e uma boa educação formal, pois temos na literatura exemplos que corroboram a minha opinião . Esta posição supracitada pode ser verificada no 1° parágrafo da página 132.
    .... . “Se assumirmos previamente que essa classificação é valida, os dados confirmam a hipótese de que o sucesso literário depende de uma boa educação formal.”

    Outra crítica que gostaria de fazer é algo que pode ser entendido talvez como uma pequena incoerência da autora, pois apesar de apresentar uma conclusão onde ela reconhece a existência de poetizas talentosas, no corpo do texto encontramos a insistência em se culpar as autoras por um suposto insucesso literário. Contudo quero ressaltar que apesar de correr o risco de estar promovendo uma adjetivação precoce, vejo que alguns termos vão além disso como por exemplo a presença de “um esteriótipo da inferioridade” . Entendo que não devemos culpar ou não culpar, devemos entender que a formação da sensibilidade e do raciocínio através da literatura, pois esta atua no processo de promoção de uma consciência pessoal e social, que pode estar atrelada ao regionalismo ou a regionalidade. Isto nos leva a questão temática trabalhada pela autora, questão esta que pode ser vista parcialmente pelo viés do preconceito de gênero , que parece ser claro , o que nos leva a constatar a existência de uma sociedade machista no estado de Sarre.

    PAG. 143
    ... “A literatura política e as abordagens pornográficas são mais duramente criticadas, antes se assinadas por mulheres do que por seus colegas homens. Nas entrevistas, algumas autoras relataram que, por medo das conseqüências sociais, não publicaram determinados textos.”

    Contudo o mais importante nesta questão é constatarmos que as poetizas ao cederem à pressão social na questão temática, seja de forma consciente ou não , elas estariam corroborando para a preservação do regionalismo, para a manutenção dos clichês , dos esteriótipos, para a manutenção dos equilíbrios tradicionais. Sendo que se fizessem o contrário , para aquelas que rompem com o “sistema”, temos a expressão do que se pode chamar de regionalidade, teriamos a quebra do equilíbrio tradicional.

    ResponderExcluir